Altana Tubes > Valvulas Diodo > Retificadores > Onda completa > Onda complera > Item 001039

Válvula 80 RCA

Substitui os tipos UX280 CX380
Foto ilustrativa. Clique na imagem para ampliar.
Este produto tem nota 2,4 na estatística de vendas.
Estatística com base em 8 vendas. Notas variando de 0 a 10, onde 10 é o mais vendável da seção.

Full StarZero StarZero StarZero StarZero Star
Válvula 80 RCA
R$ 74,60 Cada

Item 1039 atualizado em

Na década de 1920 os rádios valvulados alimentados por rede de tensão alternada suplantaram os rádios valvulados a baterias graças a introdução da válvula 80. Inicialmente catalogada como UX-280 e CX-380, a válvula 80 é um diodo retificador a vácuo de onda completa e aquecimento direto com filamento recoberto por óxido metálico.

A válvula 80 encaixa no soquete de quatro pinos GZC4-2, com dois pinos grossos para os filamentos e dois finos para as placas. Caso a válvula 80 precise operar na horizontal, o soquete deve ser instalado de forma que os pinos do filamento fiquem no topo ou na base para garantir o perfeito funcionamento da peça.

O filamento da válvula 80 deve operar com 5V, sendo necessário um enrolamento próprio no transformador para suprir esta tensão. A filtragem da corrente contínua fornecida pela válvula 80 pode ser feita com um filtro de entrada capacitiva ou indutiva. Caso um filtro capacitivo seja usado em conjunto com a válvula 80, uma tensão maior será obtida na saída do filtro. No entanto o valor do capacitor de entrada deverá ser tal que o valor máximo de corrente de pico da válvula 80 não seja ultrapassado.

No caso do filtro com entrada por indutor, a válvula 80 fornecerá uma corrente com maior regulação e sem necessidade de cuidados com a corrente de pico. No entanto a tesão entregue pela válvula 80 será significativamente mais baixa.

Caso a corrente necessária seja maior daquela que pode ser obtida de uma única válvula 80, duas peças podem ser empregadas em conjunto. Neste caso, cada válvula 80 deve ter as placas unidas no soquete e operar como retificador de meia onda.

Em 1937 a RCA lançou no mercado uma verão da válvula 80 com base octal sob o código 5Y3. A válvula 5Y3 é idêntica à válvula 80 exceto pela base.

Para mais informações sobre a válvula 80, consulte a ficha técnica:

Ficha técnica da válvula 80

 

Veja também:





Válvula 50A5

R$ 53,48